ENCONTRO DE INTEGRAÇÃO DO CUIDAR: práticas e vivências de auto cuidado

Baixe aqui o programa e a ficha de inscrição:

Programa:

http://www.4shared.com/file/82332697/35961a44/I_Encontro_de_Integracao_do_Cuidar_-_Programa_Jun_e_Set_09.html

Ficha de Inscrição:

http://www.4shared.com/file/81973204/a71ba035/Ficha_de_Inscricao_-_I_Encontro_de_Integracao_do_Cuidar_jun_e_set_09.html


Minha missão.


Minha missão nessa vida é fazer valer a vida. Seja através do exemplo, através das metáforas, das dinâmicas, das histórias lidas e observadas, através dos jogos ou dos vários depoimentos que brotam durante nossos encontros.
Observo que muitas pessoas sentem-se entristecidas porque julgam-se incapazes de criar, de mudar,de dar um outro rumo à sua própria vida, fazendo dessa vida, um estímulo para o dia-a-dia, para os desafios que o viver implica.
Penso que essa força vem da convicção de que podemos, de que temos essa condição de renovação, de criação e de competência.
Meu trabalho é fazer com que as pessoas vejam isso em si mesmas a partir de sua individualidade e de seu próprio talento.
Esse "ver" não é mágico. Ele existe a partir da nossa vontade de perceber, primeiro, a nossa própria existência e, em decorrência dela, a nossa grande capacidade de renovação e de reconstrução.
A resposta a isso tudo quem traz é cada um daquele que indaga. Na verdade, todas as nossas questões têm a nossa resposta em nós mesmos.
A minha proposta aqui, portanto, é fornecer textos, hitórias, metáforas, jogos que nos façam encontrar a NOSSA própria resposta.
Posso fazer isso por aqui, ou até atendendo grupos, bastando para isso entrar em contato especificando a sua necessidade ou a de seu grupo.
É claro que esse blog ficará muito mais rico se puder contar com SUA história, seu depoimento e suas respostas que, seguramente, ajudarão outras pessoas.
Aqui é um ponto de encontro.
Participe dele.
Entre na roda.
Haverá citações sobre as quais poderemos refletir, assim como textos e até exercícios de visualização e relaxamento.

Espero você.



Recebendo flores..

Recebendo flores..
SENAC Nova Friburgo 2007

Em sala de aula

Em sala de aula
Turrma de Segurança do Trabalho -2008

Cruso de Estética

Cruso de Estética
SENAC Nova Friburgo

sexta-feira, 30 de janeiro de 2009

Leões e Cordeiros: Ícones da Dignidade Humana

Leões e Cordeiros: Ícones da Dignidade Humana

2 comentários:

namoro disse...

Olá Ana Pimentel!
Gostaria de agradecê-la pela visita em meu blog, e principalmente pelo espírito solidário que promove a motivação às pessoas que necessitam de um incentivo especial.
Parabéns pelo empreendimento de vida!
Abraço fraterno
Aurelio Martuscelli

Anônimo disse...

Oi, Ana! Li seu comentário no blog do Anderson. Gostei muito da sua ponderação sobre o Diabetes. Grande abraço.

Canto das Metáforas.

Mestre Ramesh (crises)

Certa vez, perguntei para o Ramesh, um de meus mestres na Índia:
- Por que existem pessoas que saem facilmente dos problemas mais complicados, enquanto outras sofrem por problemas muito pequenos, morrem afogadas num copo de água?
Ele simplesmente sorriu e contou-me uma história:
Era uma vez um sujeito que viveu amorosamente toda a sua vida. Quando morreu, todo mundo lhe falou para ir ao céu, um homem tão bondoso quanto ele somente poderia ir para o Paraíso. Ir para o céu não era tão importante para aquele homem, mas mesmo assim ele foi até lá.
Naquela época, o céu não havia ainda passado por um programa de qualidade total. A recepção não funcionava muito bem. A moça que o recebeu deu uma olhada rápida nas fichas em cima do balcão e, como não viu o nome dele na lista, orientou-lhe para ir ao Inferno.
E no Inferno, você sabe como é. Ninguém exige crachá nem convite, qualquer um que chega é convidado a entrar. O sujeito entrou lá e foi ficando. Alguns dias depois, Lúcifer chegou furioso às portas do Paraíso para tomar satisfações com São Pedro:
- "Você é um canalha! Nunca imaginei que fosse capaz de uma baixaria como essa. Isso que você está fazendo é puro terrorismo!"
Sem saber o motivo de tanta raiva, São Pedro perguntou, surpreso, do que se tratava. Lúcifer, transtornado, desabafou:
- "Você mandou aquele sujeito para o Inferno e ele está fazendo a maior bagunça lá. Ele chegou escutando as pessoas, olhando-as nos olhos, conversando com elas. Agora, está todo mundo dialogando, se abraçando, se beijando. O inferno está insuportável, parece o Paraíso!" E fez um apelo:
- "Pedro, por favor, pegue aquele sujeito e leve-o de lá!"
Quando Ramesh terminou de contar essa história, olhou-me carinhosamente e disse:
- "Viva com tanto amor no coração que se, por engano, você for parar no Inferno o próprio demônio o trará de volta ao Paraíso."
Problemas fazem parte da nossa vida, porém não deixe que eles o transformem numa pessoa amargurada. As crises vão estar sempre se sucedendo e às vezes você não terá escolha. Sua vida está sensacional e de repente você pode descobrir que sua mãe está doente; que a política econômica do governo mudou e que infinitas possibilidades de encrencas aparecem.
As crises você não pode escolher, mas pode escolher a maneira como enfrentá-las. E, no final, quando os problemas forem resolvidos, mais do que sentir orgulho por ter encontrado as soluções, você terá orgulho de si mesmo.